11.6 C
Santa Cruz do Sul
sábado, maio 18, 2024
spot_img

Primeiro acesso: saiba como navegar no Portal Incluitech

A partir de agora, as pessoas com deficiências – em especial, auditiva e visual – tem um novo espaço online para ficar por dentro das oportunidades, serviços e soluções para os desafios do dia a dia. É o Portal Incluitech, uma plataforma desenvolvida pela Fundação Gazeta, que tem como objetivo atender as necessidades desse público e de suas famílias.

E para garantir que essa intenção seja alcançada e todos, independentemente do tipo de deficiência, consigam utilizar o site, o Anderson Severo, um dos responsáveis pelo desenvolvimento do Portal Incluitech, explica como navegar pela plataforma, tanto para aqueles que têm deficiência auditiva quanto para quem, assim como ele, é deficiente visual. Confira os vídeos abaixo:

Primeiro acesso para deficientes visuais:

O primeiro passo é acessar as configurações do computador. Depois, na opção facilidades de acesso, vá até a opção narrador e ative a função. Tudo isso é possível utilizando teclas de comando como TAB, barra de espaço e as setas. Este é o narrador padrão do Windows, mas há outras opções. Uma delas é o NVDA. Para acessá-lo é necessário fazer o download.

Primeiro acesso para deficientes auditivos:

Novamente, a orientação é para acessar as configurações do computador e, em seguida, a opção facilidades de acesso. Desta vez, é necessário ir até legendas ocultas e personalizar o estilo da legenda de acordo com as suas preferências.

Outra possibilidade é a extensão de Libras. Com um navegador aberto, pressione a tecla F10 e selecione a opção extensões. Na loja do navegador, pesquise por Libras e selecione o VLibras, desenvolvido pelo Governo Federal. É só ativar esse plugin e um robô fará a tradução em Libras.

Artigos Relacionados

- Publicidade -spot_img

Últimos Artigos

Pular para o conteúdo