A cada novidade tecnológica, a internet se torna mais fundamental para o desenvolvimento pessoal e a vida em sociedade. É através dela que o acesso a informações, serviços e oportunidades fica mais facilitado. Nesse contexto, a Fundação Gazeta percebeu a necessidade de fazer com que todos, independentemente de qualquer limitação, tenham plenas condições de estar presentes no ambiente online.
A partir disso, surgiu o Portal Incluitech, uma plataforma inclusiva, voltada para as necessidades específicas de deficientes visuais e auditivos, além de seus cuidadores. Diariamente, esse público enfrenta desafios. A expectativa é de que o Incluitech consiga eliminar, portanto, pelo menos as barreiras digitais, permitindo que explorem o vasto mundo online com facilidade e independência.
A inclusão digital é um direito fundamental. Por isso, o projeto apresenta um ambiente virtual acessível, onde as pessoas com deficiência visual podem navegar, aprender e se conectar sem dificuldades. É sinônimo de independência e menos desigualdade no que diz respeito à esfera digital.
No Portal Incluitech, você vai encontrar informações sobre oportunidades de aprendizado e trabalho, saúde, cultura, apoio emocional, políticas públicas, direitos humanos etc. Os conteúdos são desenvolvidos pela equipe da Redação Integrada da Gazeta Grupo de Comunicações, que está empenhada em promover a igualdade de acesso a todos.
Para acessar:
Um dos objetivos do Portal Incluitech é capacitar as pessoas com deficiência – visual e auditiva -, para que alcancem a independência digital. Isto é, a plataforma ensina como utilizar ferramentas, recursos e orientações para driblar as barreiras e ser ativo no mundo online.
Um dos responsáveis pelo desenvolvimento do site, Anderson Severo, mostra, por exemplo, como habilitar os recursos necessários para você navegar tranquilamente no Incluitech. Confira: